bonecões capa

Atibaia desenvolveu através do tempo a tradição dos Bonecos Gigantes, famosos no linguajar popular com Bonecões.

Essa arte datada de 1915 se tornou tão forte em nosso município que extrapolou os limites da cidade, ganhou fama regional incentivando a vinda de turistas para o município em período de carnaval.

Com simplicidade artística, sendo confeccionado como representativo de figura popular, bem como feito para ativar o imaginário através de personagens conhecidos do momento, os bonecões são retratos da sociedade de cada período que foram confeccionados, trazendo não somente a história que retrata mas também a carga histórica de quem os produziram.

A beleza e a curiosidade gerada pelos bonecões atraem e estimulam foliões na época mais festiva brasileira, o carnaval, e em 2020 eles romperam as barreiras da cidade para integrar a homenagem ao município realizada pela Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, uma das escolas de samba mais tradicionais da capital do estado.

Confeccionadas por  artesões e munícipes de Atibaia, os bonecões requerem um toque extra de criatividade, quando falamos em materiais utilizados nos encantamos com a simplicidade dos mesmos:  são arames, canos de pvc  (que substituíram os bambus com o passar dos anos), cola, papel marchê e pinturas.

Os Bonecões nascem da simplicidade e muitas vezes da reciclagem para alegrar a população e todos que comparecem ao carnaval atibaiense.

Nos últimos 5 anos a ONG CAABEM – Casa de Apoio Amigos do BEM, está incumbida pela responsabilidade de confecção desses Bonecões, desde a elaboração da identidade das personagens, aquisição de material, organização de espaço para o desenvolvimento da montagem, cobertura e pintura, dentre outras artes necessárias para que o produto final seja resistente e corresponda a idealização.

Como se trata de um patrimônio cultural do município e com o intuito da garantir a manutenção e preservação do patrimônio cultural, convencionamos uma maneira de garantir a visitação aberta de munícipes de Atibaia e turistas a um local onde possam ter acesso a um acervo de bonecões, neste local conhecerão a história através de instrutores, o local poderá dar aulas periódicas da arte dos bonecões e constará no mapa turístico do município.